Democratização Tecnológica. Photo by Siora (unsplash)

Democratização Tecnológica: o início de grandes mudanças

Muito se fala da revolução Low/No-Code e democratização tecnológica, mas nós do gStudio entendemos que esse movimento não é novo, mas está inserido em uma grande evolução de inovação tecnológica que acontece há milênios e tem os seguintes princípios:

1) Conhecimento;
2) Democratização;
3) Dimensionar processos, ferramentas e acessos que antes estavam restritos a apenas um pequeno grupo de pessoas.

O que é a Democratização Tecnológica?

Antes de Gutenberg e sua prensa móvel poucas pessoas tinham acesso à produção de livros, hoje todos nós podemos escrever. Essa mesma revolução aconteceu em diversas áreas do conhecimento, como a produção musical e cinematográfica. O acesso para o desenvolvimento de plataformas não é diferente.

Democratização Tecnológica: o início de grandes mudanças
Fonte: Webflow, 2020

Como ela ocorre?

Se considerarmos que a maior parte das pessoas do mundo possuem pelo menos um smartphone ou têm acesso ao computador, podemos concluir que todas essas pessoas convivem com plataformas ou sistemas digitais. 

Assim, direta ou indiretamente, podemos relacionar que produtos digitais estão moldando a nossa sociedade, economia, e o modo que vivemos e como nos relacionamos com as pessoas. 

“Tudo o que pode ser digitalizado, será digitalizado. Tudo que pode ser automatizado, será automatizado”

– Ram Charan

Democratização Tecnológica no desenvolvimento de aplicações

O mundo digital já tinha muita importância em nossas vidas, mas em 2020 esse cenário se intensificou — MUITO. A pandemia do coronavírus trouxe urgências e mudanças tecnológicas para pessoas, empresas e com ela a corrida para acelerar o desenvolvimento de plataformas: desde aplicações internas, para que os colaboradores possam trabalhar de forma mais eficiente, até meios de comunicação, para almoços de domingo em família.

Os últimos meses mostraram que estamos, de fato, neste mundo VUCA – tão volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Democratização Tecnológica: o início de grandes mudanças

Low-Code como ferramenta da democratização

As plataformas Low-Code possuem interfaces user-friendly e ferramentas para contribuir no desenvolvimento ágil de aplicativos e sites, então tanto desenvolvedores quanto designer podem utilizar a solução.

Agora, se você está com dúvida se o Low-Code é para você, responda com sinceridade as frases abaixo:

“Eu demoro horas / dias para finalizar um código”
“A informação fica espalhada em muitas plataformas”
“Minha equipe está sempre sobrecarregada”
“Tenho conflito com a equipe de TI / design sobre o desenvolvimento do aplicativo”

Se você respondeu pelo menos um “sim”, o Low-Code pode te ajudar a ganhar mais velocidade, customização e flexibilidade.

“O primeiro benefício da plataforma low-code é encorajar profissionais de outras áreas a se envolverem mais em inovação e na geração de ideias.

Sabia que desenvolver e aprimorar Internal Tools pode aprimorar todos os processos dentro da sua empresa? Preparamos um e-book completo sobre estratégias de desenvolvimento de Internal Tools e para baixar clique aqui.


Democratização Tecnológica: o início de grandes mudanças

Deixar uma resposta