Impacto do Low-Code na alta demanda por profissionais de TI. Photo by Christina Wocintechchat (unsplash)

O Impacto do Low-Code na alta demanda por profissionais de TI

Com a pandemia do coronavírus, só no segundo trimestre de 2020, houve um corte de 400 milhões de empregos no mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho. Contudo, essa realidade não se reflete na área de tecnologia, inclusive houve uma alta na demanda por profissionais de TI.

Demanda crescente por profissionais de TI

Essa demanda crescente de forma quase exponencial por profissionais de TI está intimamente relacionada com a pandemia e esta tendência é global. Segundo pesquisa da Microsoft apresentada em junho de 2020 mostra que “as crises costumam acelerar tendências que já estão em voga, e com o COVID-19 não foi diferente. Os dados mostram que dois anos de transformação digital foram concentrados nos últimos dois meses.”.

Desta forma, a pandemia só iluminou a lacuna existente de profissionais qualificados. Esta desconexão de mão de obra qualificada precisará ser eliminada com urgência para acelerar a recuperação econômica, ressalta a Microsoft.

Os três fatores principais da demanda crescente por profissionais são:
1) Surgimento de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), que estão impulsionando uma nova era de automação;
2) Necessidade crescente de atualização tecnológica para competir em um cenário comercial em constante mudança;
3) Queda nos investimentos em treinamentos nos últimos anos.

Deficit de profissionais qualificados no mercado

Embora as crises econômicas ao longo da história tenha ocorrido por diferentes razões, há uma tendências em todas que se resume no padrão: dispensar empregos pouco qualificados e substituí-los gradualmente por processos automatizados.

A Microsoft aponta duas possíveis razões para esse movimento na crise do Coronavírus:
1) Confiança nos processos digitais em decorrência do isolamento social. Com colaboradores e clientes em casa, o “tudo remoto” pressiona a digitalização da economia, assim a necessidade de transformação digital aumentará exponencialmente.
2) A recuperação econômica ocorrerá em meio à onda de automação de longo prazo, baseada nas novas tecnologias que alguns especialistas chamam de Quarta Revolução Industrial.

Até 2025, vão surgir mais de 100 milhões de empregos ligados as áreas de tecnologia, como desenvolvedores de software, analistas de dados e nuvem e engenheiros especializados em Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning (ML).

O Impacto do Low-Code na alta demanda por profissionais de TI
Fonte: Microsoft, 2020

Profissionais e qualificações mais procurados no mercado de TI

De acordo com um levantamento do LinkedIn, no mundo, há 32,5 milhões de vagas abertas para estas 10 funções, sendo que quase a metade delas são apenas para desenvolvedores.

O Impacto do Low-Code na alta demanda por profissionais de TI
Fonte: Inovação AAA

Como o Low-Code pode ajudar?

Segundo pesquisa da Forrester Consulting, para que empresas possam realizar a transformação digital existem algumas barreiras como:
– Capacidade limitada para o desenvolvimento de softwares e aplicativos;
– Contratação e retenção de talentos;
– Velocidade da entrega de soluções de forma competitiva.

Esse desafio é a realidade de muitas empresas, pois é necessária a união de diversos fatores, como:
– Escalabilidade;
– Sofisticação;
– Segurança de dados;
– Integração de software.

No entanto, as plataformas Low-Code se tornaram uma alternativa mais rápida à codificação e tornaram-se sinônimos de velocidade, flexibilidade e customização.

Faça o Dowload do Ebook Guia Definitivo sobre Low Code

Profissionais mais procurados vs. possibilidades de uso do Low-Code

Grandes empresas, tradicionalmente, contavam com uma equipe de desenvolvedores personalizando para aplicativos e outros produtos digitais.

Mas no cenário atual, a pressão por inovação e implementação de novos processos internos é tão grande que os profissionais de TI existentes não suprem a demanda. É neste momento que as plataformas Low-Code se mostram como uma alterativa viável e acessível.

Em 2018, a Forrester Consulting mostrou que 84% das empresas implementaram soluções Low-Code na equipe de TI.

Por quê?
– Para reduzir a tensão sobre a equipe de TI;
– Aumentar a velocidade do desenvolvimento;
– Colaboração de tomadores de decisão no desenvolvimento de projetos;
– Suprir a alta demanda por profissionais de TI.

A pesquisa ainda revelou que empresas adotam o uso de plataformas Low-Code não só desenvolvem e entregam projetos mais rápidos e em escala, como também ganham um entendimento mais claro dos resultados.

No geral, empresas e pessoas físicas que adotam o uso do Low-Code superam as barreiras da transformação digital com mais facilidade.

“100% das empresas têm o retorno sobre o investimento (ROI) quando utilizaram plataformas Low-Code.”

Forrester Consulting, 2018

Caso você se interesse mais pelo assunto, preparamos um ebook especial, contando mais sobre ferramentas Low Code, para fazer dowload desse material clique aqui.

Deixar uma resposta