Começar a Modernizar Aplicações

Como Começar a Modernizar Aplicações

A maneira mais importante de iniciar um projeto de modernização é também uma das mais evidentes: fazer um inventário de todas as aplicações da empresa.

As etapas da sua aplicação

Para ajudar as organizações em sua jornada para a modernização de aplicativos, David Bartoletti, vice-presidente da Forrester Consulting, recomenda as seguintes etapas:

1. Criar um case de negócios atraente. Explore as perguntas: “Por que modernizar um aplicativo agora, quem se beneficia e quais novas oportunidades isso abre?”;
2. Avaliar onde você pode encontrar as habilidades necessárias para começar a refatorar ou migrar um aplicativo;
3. Considerar que o esforço de modernização deve incluir migrações para a nuvem;
4. Determinar quais métricas devem ser usadas para determinar o sucesso da modernização;
5. Realizar uma avaliação de risco para cada opção de modernização, já que os aplicativos costumam ser essenciais para os processos de negócios mais importantes de uma organização.

Como Começar a Modernizar Aplicações

Atribuir notas de importância a essas etapas

Assim que tiver uma lista, você pode começar a representar graficamente todos esses aplicativos em relação aos eixos x e y de facilidade / dificuldade e potencial benefícios (valor) se modernizados.
Você também pode pensar em valor “potencial” como o quão crítico o aplicativo é para a experiência do cliente e para o futuro da sua organização.

Os aplicativos que se enquadram no quadrante superior direito dessa grade de alto valor e baixo esforço serão os candidatos mais óbvios e menos controversos para iniciar um projeto de modernização de aplicativos.

As decisões mais complicadas recairão sobre os aplicativos de alto valor que são difíceis de serem modificados. Para estes, uma estratégia com mais cautela e já validada em um cenário menos arriscado pode ajudar a ganhar segurança para realizar esse processo.

Existem abordagens para a modernização de aplicativos, nesses casos, que podem reduzir o risco e o custo e, ao mesmo tempo, mover seu portfólio na direção certa.

Analisar dados: maiores problemas X possíveis benefícios

Analisar dados é a melhor forma de começar a modernizar as aplicações.

Essas aplicações que são determinadas como tendo alto valor e baixo esforço de modernização devem ser as primeiras abordadas.

Para aplicativos de alto valor que são considerados difíceis de serem atualizados, dados relacionados a erros de código, falhas de funcionamento para o usuário e bugs em geral podem ser bons aliados para tomar decisões difíceis de reestruturar aplicações.

Para organizações que decidem atualizar aplicativos, é importante observar que muitos aplicativos não precisam ser totalmente reescritos do zero. Muitas vezes pode ser estudado a possibilidade de otimização dos códigos e algoritmos existentes reescrevendo estes como paradigmas e frameworks mais modernos e performáticos, preservando a regra de negócio e gerando menos impacto operacional que uma mudança grande pode ocasionar.

Mas é importante considerar que nos últimos anos muitas tecnologias e linguagens de software se consolidaram como padrões de mercado, apresentando características muito diferentes de modelos utilizados para desenvolver software há 10 anos atrás. O que pode ser um indicativo que talvez um investimento em uma refatoração completa pode fazer sentido e significar uma alta redução de custos com servidores e serviços de Cloud por exemplo.

Além de que a decisão de utilizar tecnologias modernas têm sido uma estratégia utilizada por muitas empresas para reter e atrair profissionais qualificados que zelam por estar sempre atualizados com o mercado.

Tipos de Ferramentas que vão ajudar a começar a modernizar aplicações

Há diversas plataformas que auxiliam as empresas no processo de modernização. Veja alguns exemplos:  

Ferramentas de coleta, análise de dados, e insigths de uso:

Mixpanel
Amplitude
FullStory
Hotjar

Ferramentas para prototipação antes de um grande esforço de Desenvolvimento:

Figma
Maze Design
Framer
ProtoPie

Ferramentas de métricas de erros no código fonte e problemas que podem afetar o usuário:

Bugsnag
Sentry
Dynatrace
New Relic

Modernizar aplicações pode ter um reflexo direto no retorno financeiro do seu negócio. Preparamos um e-book explicando sobre como se estruturar e quais são as características necessárias para você iniciar o processo de modernização. Para acessar esse material clique aqui.

Deixar uma resposta