Como construir melhores interfaces de usuário

Como Construir Melhores Interfaces de Usuário

Nos últimos 15 anos, plataformas digitais tiveram um grande avanço em UX, os aplicativos possuem uma ótima apresentação com interfaces intuitivas e ergonômicas.

Hoje, podemos pedir uma pizza ou chamar um uber em apenas três toques, mas o “resto do mundo” está funcionando em interfaces de usuário horríveis e desatualizadas. Como construir melhores Interfaces de usuário podem ajudar a resolver problemas complexos.

Como Construir Melhores Interfaces de Usuário
Fonte: Michal Malewicz, 2021

Muitos desses sistemas legados foram criados antes mesmo de se considerar a experiência do usuário como um fator relevante. Aprenda como modernizar suas aplicações.

Esses aplicativos executam nossa programação ferroviária, aviões e aeroportos, sistema bancário e financeiro, estações de tratamento de esgoto, estações de energias, seguradoras de carros e casas.

Enquanto aplicativos modernos são ergonômicos e intuitivos, plataformas legadas exigem muito trabalho cognitivo e tempo para aprender como deve ser utilizado. E muitas vezes são quase impossíveis de dominar, deixam lacunas e possibilidades para erros — às vezes com consequências graves. Aprenda como modernizar suas aplicações e sistemas.

Esses aplicativos legados estão em um nível totalmente diferente de complexidade. Por exemplo, uma UI desajustada e mal projetada levou o Citibank a ter um prejuízo de US$ 500 milhões. A tela que causou a confusão era de um software financeiro chamado Flexcube similar com a imagem a seguir: 

Como Construir Melhores Interfaces de Usuário
Fonte: ArsTechnica, 2020

Um subcontratado na Índia, que acreditava que preencher as informações no campo “principal” com o número da conta do Citibank, garantiria que o pagamento permaneceria no banco.

Só que ele estava equivocado. Para realizar a transação corretamente, o subcontratado precisaria definir os campos “front”, “fund” e “principal”.

Como medida de segurança, os procedimentos do Citibank exigem que três pessoas assinem uma transação desse porte. Nesse caso, eram: o subcontratado, um colega seu na Índia e um diretor do Citibank nos Estados Unidos. Todos os três acreditavam que definir o campo “principal” para um número de conta interna impediria o pagamento externo.

Construir melhores interfaces e atualizar os sistemas legados não são apenas para uma melhor experiência do usuário, mas para resolver problemas complexos através de procedimentos simples, que diminuem a chance de erros e passam segurança para os usuários responsáveis pelas tarefas. 

Saiba como construir melhores ferramentas internas e modernizar suas aplicações com gStudio App.

Deixar uma resposta